Como Detectar Vazamentos de Gás é um grande desafio a depender do local onde isso está ocorrendo. Um vazamento de gás é a liberação não intencional de gás de um recipiente ou tubulação. Isso pode ocorrer devido a falhas mecânicas, erros humanos ou eventos climáticos. Os riscos associados a um vazamento de gás incluem incêndios, explosões, envenenamento por monóxido de carbono e danos à saúde devido a exposição prolongada a gases tóxicos.
Além disso, os vazamentos de gás também podem causar impactos ambientais negativos, como a liberação de metano, um potente gás de efeito estufa. É importante tomar medidas para evitar e detectar vazamentos de gás e responder rapidamente caso eles ocorram para minimizar os riscos para a segurança e saúde humana e para o meio ambiente.
O papel de câmeras termográficas
Câmeras termográficas detectam vazamentos de gás perigosos para a saúde humana e para o meio ambiente tornando possível visualizá-los. O princípio por trás desse método de detecção de gás é simples: alguns gases se comportam como radiadores seletivos com baixo rendimento e refletividade – e alta emissividade. Isso significa que uma câmera térmica altamente sensível calibrada para a faixa espectral correta pode observar facilmente uma ampla faixa de gases.
A câmera térmica é amplamente utilizada na indústria de óleo e gás para identificar problemas potenciais que o olho humano simplesmente não consegue detectar. O método de inspeção não invasivo e não destrutivo provou aumentar significativamente a segurança de ativos, economizando milhões em recursos de empresas onshore e offshore em tempo de inatividade de produção de plataformas e instalações.
A tecnologia de imagem térmica é usada em toda a indústria em uma gama diversificada de aplicações para manutenção preditiva e monitoramento de condições (CM), incluindo:
– Avaliação de nível em tanques e silos;
– Detecção de vazamento de gás;
– Integridade de tubulação;
– Imagens ópticas de gás.
Detecte centenas de gases industriais com rapidez, precisão e segurança
Com o uso de câmeras termográficas, você pode detectar, colorir e quantificar automaticamente vazamentos de gases como metano, hexafluoreto de enxofre e muitos outros em poucos segundos, com precisão e segurança, sem a necessidade de desligar nenhum sistema. Com as câmeras FLIR, você pode escanear amplas seções de equipamentos rapidamente e pesquisar áreas onde as ferramentas tradicionais de medição de contato não podem acessar.
As câmeras FLIR também detectam vazamentos a uma distância segura, exibindo esses gases invisíveis como nuvens de fumaça. E por que usar câmeras FLIR para suas necessidades de imagem térmica?
– Elas economizam tempo usando um método de inspeção que cobre muito terreno em um curto período de tempo;
– Economiza tempo significativo na planta ou no tempo de inatividade da produção;
– Economiza recursos;
– Não compromete a segurança do operador.
Tipos de vazamentos de gás detectáveis
- Benzeno
- Etanol
- Etilbenzeno
- Heptano
- Hexano
- Isopreno
- Metanol
- MEK
- MIBK
- Octano
- Pentano
- 1-Penteno
- Tolueno
- Xileno
- Butano
- Etano
- Metano
- Propano
- Etileno
- Propileno
Conclusão
Emissões de gases contribuem para o aumento do aquecimento global. Empresas industriais pagam bilhões por emissões em multas e danos regulatórios, e os vazamentos representam um risco fatal para funcionários e moradores locais. As inspeções de câmeras térmicas podem detectar os vazamentos de dezenas de compostos orgânicos voláteis, incluindo o hexafluoreto de enxofre do gás de efeito estufa. A detecção de gases com uma câmera térmica permite detectar vazamentos de dezenas de compostos orgânicos voláteis, incluindo hexafluoreto de enxofre, gás de efeito estufa, SF 6.
Uma câmera térmica especializada para detecção de gás é uma ferramenta de medição rápida e sem contato que pode ser usada em locais de difícil acesso. Ele pode detectar pequenos vazamentos a vários metros de distância, bem como vazamentos maiores a centenas de metros de distância. Ele também pode detectar vazamentos em veículos em movimento, o que aumenta significativamente a segurança tanto do inspetor quanto do item inspecionado.